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E.E.E.P. Gov. Luiz de Gonzaga Fonseca Mota
A Escola Estadual de Educação Profissional Gov. Luiz de Gonzaga Fonseca Mota, através decreto de número 18.376/87 e publicada no D.O. (Diario Oficial) em 23/01/87. Foi inaugurada em fevereiro de 1987 está situada na Av. X,S/N Conj. Jereissati II,setor “D”,no município de Maracanaú do estado do Ceará. Atualmente seu núcleo gestor é composto pela professora Caroline Nepomuceno Gomes (Diretora), professor Paulo Henrique Fernandes de Lima (Coordenador escolar), professor Luiz Gonzaga Barbosa Sousa (Coordenador escolar), professor Cícero Rodrigues de Sousa (Coordenador de estágio) para o período 2009/2012. A escola passou á funcionar no ano de 2009 nos turnos manhã e tarde (Tempo Integral), ofertando a educação profissional técnico de nível médio.
Em 2011 a escola amplia o número de alunos acrescentando mais 4 (quatro) salas profissionais: Enfermagem, Informática, Finanças e Comércio. Em 2012 a escola iniciou com o curso de Administração.
Missão
Oferecer excelência na qualidade do ensino, contribuindo para a formação de jovens críticos, autônomos, líderes, empreendedores e com responsabilidade social.
Visão de Futuro
Ser reconhecida como uma instituição educacional de qualidade, formadora de cidadãos conscientes, éticos e capacitados para enfrentar os desafios da sociedade, no que concerne a sua atuação na vida pessoal e profissional.
Valores
1. Ética
2. Compromisso
3. Equidade
4. Participação
5. Cooperação
6. Qualidade

LITERATURA DE CORDEL: A ARTE POPULAR DENTRO DA ESCOLA.


O grande problema, hoje, nas escolas é a pouca leitura dos alunos e o não conhecimento da própria cultura. Percebemos que é apenas na 1ª série do ensino médio que se introduz a disciplina de Literatura, cabendo a esta a função de desenvolver a habilidade da leitura e de recuperar em apenas 3 anos a história  artística, cultural e social de um povo. A disciplina de Língua Portuguesa é, assim, “teoricamente”, a única responsável, muitas vezes, levando o trabalho com a leitura a ser desenvolvido como base em questões específicas.
Vemos na literatura popular uma maneira interdisciplinar de incentivar a leitura dos alunos também em outras disciplinas e deixar mais interessante as aulas. Tomando conhecimento da literatura de cordel resolvemos propor a interdisciplinaridade, usando os textos desses folhetos.
Este projeto tem como objetivo principal mostrar que essa poesia deve fazer parte das práticas pedagógicas em sala de aula, incentivando a leitura e o reconhecimento de nossa cultura.  O cordel, com toda a sua riqueza, deve estar presente nas aulas de língua portuguesa, história, sociologia e artes; permitindo, assim o conhecimento aprofundado da cultura nordestina de forma mais  prazerosa.
Os folhetos simples do cordel são fonte importante e rica para o nosso saber e para a cultura brasileira; uma riqueza que poucos dão valor. Nas nossas práticas escolares encontramos na literatura de cordel, rica em detalhes, personagens do cotidiano e isso nos faz entender melhor os conteúdos ministrados em sala de aula.
Assim nosso projeto promoveu oficinas na sala de multimídia sobre o assunto para os alunos dos 1º anos. No primeiro encontro a turma de enfermagem se mostrou interessada no assunto; convidamos a diretora da escola, Caroline, e a professora de língua portuguesa, Lindene. A turma de informática se mostrou curiosa e muito participativa, fazendo muitos questionamentos sobre o assunto; a professora de filosofia e sociologia, Rosaelma, e a professora regente do multimeios, Virgínia, participaram do encontro.  No último encontro, a turma do comércio também se mostrou curiosa a cerca dos cordéis e seus autores; neste momento a participação do professor de matemática Luiz Ferreira deixou a oficina mais rica ao relatar que os folhetos fazem parte de sua história desde a infância.
 Portanto, essas obras primas, que têm a cara do Nordeste, merecem entrar na sala de aula e transformar a leitura numa prática leve e prazerosa que enriquece a nossa vida mantendo vivo o amor do povo pela cultura local.

Profª Lúcia Regina (orientadora do projeto)